18 maio 2013

Dicas para um relacionamento duradouro

Ola queridas e queridos!!!!
Ontém completamos 16 anos de casados e cada dia mais sou apaixonada pelo meu amor.Pensando sobre isso resolvi compartilhar aqui com voces algumas dicas de um relacionamento duradouro e feliz.



As dicas sao extraidas de um livro muito importante pra mim,vou deixar alguns trechos para sua meditaçao.


*Tenha seu próprio lar

Nao estou querendo dizer que voce tem que ter uma condiçao financeira pra ter sua casa propria NAO.
Seja alugada,emprestada ou mesmo comprada que seja apenas de voces 2.Alguns relacionamentos nao dao certos pois o casal ou levam a sogra pra morar juntos ou continuam morando na casa dos pais.Qualquer assunto que tenha em casa,vai ter sempre uma "colher de pau" no meio dando palpite.A opiniao do casal deve permanecer firme nao importa quem se opuser.
Muitos divórcios seriam evitados se essa primeira regra fosse seguida.

“Portanto o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma só carne” (Gênesis 2:24)


*Resolva os conflitos e as diferenças do dia a dia

É mais do que normal os casais se desentenderem,afinal sao pessoas de temperamentos e idéias distintas pois foram criados por pais diferentes, talvez até com culturas e cotumes tambem diferentes.
Tentar resolver o mais rápido possivel é o melhor a fazer.Nao deixe jamais acumular magoas em seu coraçao.
Seja o suficiente adulto tanto para pedir perdao quanto para perdoar.Ninguem é assim tao perfeito que nao possa errar.Guardar rancor e ficar chateada só vai fazer com que voce crie algo ruim em sua mente.

“sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efés 4:32). 

“não se ponha o sol sobre a vossa ira” (Efés 4:26).

*Continue sempre namorando

O amor e a felicidade nao se encontram buscando para si mesmos mas dando aos outros.Gaste o melhor tempo possivel fazendo coisas juntos.Relaxem,passeiem,façam compras juntos,saem para jantar,vao ao cinema.Nao negligenciem as pequenas coisas.Um gesto carinhoso,uma mensagem no dia do aniversario,um presentinho fora de data.O divórcio nao é o maior destruidor de casamentos e sim a falta de amor pois o amor vence tudo.

“Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). “Seu marido…ele a louva” (Prov 31:28). “a casada cuida …em como há de agradar ao marido” (1 Cor 7:34). “Amai-vos cordialmente uns aos outros …, preferindo-vos em honra uns aos outros” (Rom 12:10).

*Guarde seus pensamentos

Um pensamento negativo ao seu parceiro(a) pode destruir seu matrimônio,como:
Ele(a) olha para outra pessoa.
Nosso casamento esta uma droga.
Ele(a) nao me entende.
Nao suporto mais isso.
Quero me divorciar....
Pare de pensar coisas negativas.Pensamentos descontrolaveis sao como carro em ponto morto em uma colina.O resultado é sempre um desastre.

“Porque, como imaginou no seu coração, assim ele é” (Provérbios 23:7). “Guarde o teu coração, com toda a diligência, pois dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). “Tudo o que é verdadeiro … honesto … justo … puro … amável … de boa fama, … pense nessas coisas” (Filipenses 4:8).

*Cuide da sua vida financeira

Problemas financeiros é a principal causa dos divórcios.Por esse e por todos os outros problemas que a falta do dinheiro pode causar,aprenda a lidar com suas finanças.
Todos os bens no casamento tem que ser "nosso" e nao "seu" ou "meu".
Mulheres que gastam mais do que deveriam.
Homens avarentos que nao sabem gastar um centavo com suas esposas.
Aprendam a fazer as coisas diligentemente com toda sabedoria mostrando confiança na capacidade de gerir do seu companheiro(a) e isso fará com que ele(a) sejam mais responsaveis e profissionais.

“As mãos preguiçosas empobrecem o homen,porém as mãos diligentes lhe trazem riquezas ”
Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato,mas aquele que dorme duranta a ceifa é filho que causa vergonha" (Proverbios 10:4-5).



*Nao critiquem uns aos outros


Nao procure falhas no seu marido(esposa).Ele(a) pode ter muitas falhas mais citicar nao vai ajudar em nada.
Tente ver as qualidades uns dos outros,nao espere perfeiçao.Nao tente controlar,obrigar,mudar seu parceiro(a) isso resultara em magoas.Só Deus tem poder para mudar as pessoas.Seja uma pessoa de bom humor,alegre,bondoso,paciente,carinhoso,isso com toda certeza vai eliminar um terço dos problemas dentro do casamento.Tente fazer seu parceiro(a) feliz e você sera beneficiada(o) com os resultados.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas” (Col 3:19). “É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça” (Prov 21:19). “O gotejar contínuo em dia de grande chuva, e a mulher contenciosa, uma e outra são semelhantes” (Prov 27:15). “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?” (Mateus 7:3).

*Respeite a privacidade e o direito do outro


Não mexa em carteira ou bolsa um do outro, e-mail pessoal, celular etc sem autorização dada. O direito à privacidade e sossego quando preocupados deve ser respeitado. Cônjuges nunca devem tentar forçar mudanças de personalidade um ao outro. Só Deus pode fazer essas alterações, e todos nós responderemos pessoalmente a Ele sobre este assunto (Romanos 14:12). Aperfeiçoe a confiança um no outro isso é essencial para a felicidade. Gaste menos tempo tentando “descobrir, desmascarar” o seu cônjuge e mais tempo tentando agradar a ele ou ela. Isto opera maravilhas.

“O amor é paciente…não arde em ciúmes…não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses…não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade ” (1 Coríntios 13:4-7). 

*Cuide da sua aparencia

Os anos vao se passando e a preocupaçao de ficar atraente para o esposo(a) vai diminuindo,e isso nao é nada bom para a relaçao.
Procure estar atraente todos os dias para seu amado(a) assim como fazia em tempos de namoro.
Cuide da sua higiene,se houver necessidades faça dietas,pratique exercícios.Arrumar-se nao somente para agradar seu marido ou sua mulher mas tambem porque faz bem a auto-estima.O exterior é um reflexo de um interior equilibrado.
Nao seja vulgar,querendo atrair outros olhares.Guarde o que é precioso para quem é o dono(a).

“Da mesma forma, também, que as mulheres se ataviem com traje modesto” (1 Timóteo 2:9).

2 comentários: